Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Show cancelado ou adiado por causa da Pandemia do corona vírus, posso pedir reembolso?

Descubra as opções que o fornecedor pode te oferecer ou se preferir, como fazer para solicitar o reembolso do valor pago de acordo com a MP 948/2020.

Publicado por Andreas Vieira
há 4 anos

No dia 08 de abril de 2020 foi publicada a Medida Provisória 948/2020 a mesma discorre sobre o cancelamento de serviços, reservas e eventos dos setores do turismo/cultura, devido ao Estado de Calamidade que encontra-se nosso país mediante a pandemia causada pelo Corona Vírus (COVID-19).

Sendo assim, essa MP trouxe alternativas para o fornecedor de serviço não ter que de imediato fazer o reembolso do valor que o consumidor efetuou na compra do show/viagem/festa, no entanto trouxe alternativas previstas no seu Artigo 2º:

Art. 2º Na hipótese de cancelamento de serviços, de reservas e de eventos, incluídos shows e espetáculos, o prestador de serviços ou a sociedade empresária não serão obrigados a reembolsar os valores pagos pelo consumidor, desde que assegurem:

I - a remarcação dos serviços, das reservas e dos eventos cancelados;

II - a disponibilização de crédito para uso ou abatimento na compra de outros serviços, reservas e eventos, disponíveis nas respectivas empresas; ou

III - outro acordo a ser formalizado com o consumidor.

A) No inciso I do Art. 2º supracitado, o consumidor após o fim da decretação do Estado de Calamidade, terá 12 meses para remarcar e usufrurir do mesmo.

Entretanto dois cuidados devem ser observados pelo consumidor:

1) O valor do serviço/pacote deverá manter-se sem qualquer alteração;

2) As datas de remarcação deverão obedecer as datas originais ou num período próximo.

Exemplo: Uma viagem que o consumidor iria fazer em baixa temporada, não poderá remarcar sem custos adicionais para outra data pelo qual o local esteja em alta temporada.

B) Não sendo possível para o consumidor esse novo agendamento, o que poderá ser feito? O inciso II elenca outra possibilidade, sendo esta a conversão do valor que seria reembolsado, numa forma de crédito para uso ou abatimento de compra de serviço desta mesma empresa. Deverá o consumidor ficar atento ao prazo, tendo este após o fim da Calamidade até 12 meses para usufruir desse crédito.

C) No inciso III encontra-se mais uma opção, se para o consumidor não for possível a remarcação e o uso do crédito não for satisfatória para ele, existirá a opção de acordo que seja benéfico para ambas as partes.

Caso nenhuma dessas três opções forem possíveis/viáveis/agradáveis ao consumidor, o mesmo poderá solicitar o reembolso do valor que foi pago, mas este reembolso só será possível após a decretação do fim do Estado de Calamidade e respeitando o prazo de até 12 meses para o fornecedor efetuar o mesmo. Sendo esse valor corrigido monetariamente pelo IPCA-E.

O consumidor deverá ficar atento para que este não precise arcar com nenhuma taxa ou custo adicional para qualquer das opções citadas, terá que efetuar essa solicitação/entrar em contato com a empresa dentro do prazo de 90 (NOVENTA) DIAS a contar da data da publicação da MP.

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Mpv/mpv948.htm

  • Publicações15
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações202
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/show-cancelado-ou-adiado-por-causa-da-pandemia-do-corona-virus-posso-pedir-reembolso/842888316

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)